VISTA GERAL

Korisco é um controlador de potência e freio para a prática do autorama ou slotcar. Construido sob plataforma Microchip Microprocessado e programável, pode ser utilizado para qualquer categoria de corridas ou treinos. Todos os tipos de motores de autorama ou slotcar podem ser usados.


PROCESSAMENTO E POTÊNCIA

Microprocessado.
PWM de 10 bits para potência e freios.
250 bandas equivalentes.
600 amostras por segundo.
MOSFETs de alto desempenho.
Relê de máxima potência.


CONTROLADOR

Gatilho magnético, sem contato.
Frequência de trabalho ajustável.
Curvas de potência selecionáveis.
Fundos de escalas ajustáveis.
Anti-Freio ajustável.
Tela LCD e botões.


Informações básicas
- Para ser utilizado em pistas "positivas"
- Pino branco = +V da fonte de alimentação
- Pino vermelho = -V da fonte de alimentação
- Pino preto = +V do motor
- Tensão máxima de operação = 18V DC.
- Tensão mínima de operação = 10V DC.
- Potência máxima em regime = 300W.
- Potência máxima de pico = 900W.
- Fúsivel de proteção inferior = 20A
- Fúsivel de proteção superior = 5A

- É recomendável ligar primeiro o plug VERMELHO e depois o BRANCO.
- Certifique-se de que os plugs estão encaixados com boa pressão.
Sobre o LCD


Tela principal

Na metade direita da tela estão os valores atuais de operação. No canto inferior esquerdo o nome da função atual. No canto superior esquerdo o valor da última alteração feita.


Painel de comandos

Attack

Valor em percentual inicial da curva de potencia. O fundo de escala deste botão pode ser ajustado através da função ATK.

Choke

Valor em percentual de atenuação da potência. O fundo de escala deste botão pode ser ajustado através da função CHK.

Breaks

Valor em percentual da intensidade dos freios em caso de uso de freios normais. Se o anti-freio estiver ativo este botão passa a determinar o valor percentual da intesidade do anti-freio. O valor máximo de anti-freio pode ser ajustado através da função ANT.

Fpy/Curves

Valor em percentual do tipo de curva de potência. A curvas de potência são progressivas em ataque, de mínimo até máximo. O ponto de inflecção da curva de potencia pode ser ajustado através da função CRV.

Button A

Este botão é usado para acessar funções ou descartar alterações em andamento. Note que este botão não é facilmente acessível, para que não seja acidentalmente pressionado durante o uso normal.

Button B

Este botão é usado para confirmar novos valores quando alterações estão sendo feitas ou para eliminar momentaneamente o atenuador quando se pilota o carro.

Led A

Este led indica, quando acesso, que a máxima potencia foi alcançada. Se estiver piscando significa que o rele de máxima potência esta desativado.

Led B

Este led indica, quando aceso, que o freio está ativo. Se estiver piscando indica que o anti-freio está ativo.

Functions

Seletor de funções. Usado para ativar ou não funções de tempo real ou para acessar opções de parâmetrização. O nome da função ativa é mostrada no LCD

Funções disponíveis

Função RUN

Esta função ativa o modo normal de operação. Neste modo pode-se visualizar no LCD todos os valores ajustados pelos botões.

Função TRG

Esta função ajusta os limites mínimo e máximo do curso do gatilho.

Função ATK

Esta função ajusta o valor de fundo de escala do botão ATTACK. O valor padrão é 75.

Função CHK

Esta função ajusta o valor de fundo de escala do botão CHOKE. O valor padrão é 30. Quando o valor for -1 o rele de potência máxima esta ativado.

Função FPX

Esta função ajusta o ponto de inflecção das curvas de potência. O valor padrão é 50

Função RST

Esta função restaura os parâmetros de fábrica. A função de ajuste do gatilho ( TRG ) deve ser executada após o uso do reset.

Função CTR

Esta função ajusta o contraste do LCD caso seja necessário. Os valores variam de 16 até 23, que representam os níveis de mínimo até máximo de contraste.

Função USB

Esta função é utilizada para atualização de firmware e futuros recursos.

Função FRQ

Esta função ajusta a frequência de trabalho. Diferentes motores exigem diferentes frequências de trabalho para obter máximo desempenho. Via de regra quanto mais forte for o motor maior deve ser a frequência de trabalho. A alterção do valor de frequência deve ser feita com cautela.

Função VRS

Esta função mostra qual a versão atual do firmware.

Função MAP

Esta função permite atribuir outra função ao botão seletor, que podem ser : FCN,FRQ ou FPX. Quando for selecionada uma função diferente da original para o botão selector, no LCD veremos no nome desta função em negrito. Usando o botão B pode-se ativar ou desativar este mapeamento. Quando o mapeamento estiver ativado a função ANT não opera.

Função AUT

Esta função permite executar uma partida automática pré programada. Se for escolhido um valor diferente de 0, quando pressionar o botao B o controle executará uma largada linear pelo tempo programado. Útil em categorias onde a arrancada é problemática.

Função MST

Esta função permite gravar em uma da 10 memórias disponíveis os valores dos parâmetros atuais.

Função MRC

Esta função permite recuperar de uma das 10 memórias disponíveis os valores dos parâmetros armazenados.

Função MCL

Esta função permite apagar qualquer uma das 10 memórias disponíveis..

Função ANT

Esta função executa em tempo real o anti-freio. Que é utilizado com motores que mesmo com o mínimo de freio convencional ainda freiam muito. Ela pode ser entendida como freio motor. No momento da frenagem os circuitos tradicionais de freio não são ativados e sim uma redução de potência é aplicada. Para indicar que esta funcão esta ativa o LED B pisca.

Alteração de parâmetros das funções

De forma geral o procedimento para acessar um parâmetro, altera-lo e salva-lo é o mesmo para todas as funções, exceto para a função TRG.


Procedimento para ajuste do gatilho, função TRG :


A - Gire o botão FUNCTIONS de forma a localizar, pelo LCD, a funcão TRG.

B - Pressione e solte o BUTTON A e verá a tela para ajuste :

C - Movimente o gatilho de forma a percorrer todo seu curso. Note que na tela o valor MAXIMUM varia até que estabiliza. Com este procedimento informamos ao controlador qual o range de trabalho do gatilho. Para confirmar pressione e solte o BUTTON B, ou para descartar pressione e solte o BUTTON A. Em ambos os casos p LCD volta para a tela padrão.


Procedimento para ajuste das outras funções :


A- Gire o botão FUNCTIONS de forma a localizar, pelo LCD, a funcão desejada.

B - Pressione e solte o BUTTON A e verá a tela para ajuste :

C - O valor atual do parâmetro selecionado pode ser visto em CURRENT. Gire o botão FUNCTIONS e verá na tela, em NEW, o novo valor selecionado. Para confirmar pressione e solte o BUTTON B, ou para descartar pressione e solte o BUTTON A. Em ambos os casos p LCD volta para a tela padrão.

Sobre memórias


Tela para memórias

No canto superior esquerdo, abaixo da letra M, pode se ver a função de memória selecionada. ST para gravar, RC para recuperar e CL para apagar. No canto inferior esquerdo tem a indicação de qual memória está selecionada, de 0 até 9, são dez memórias. Para trocar de memória basta girar o botão FUNCTIONS. Na coluna central temos os parâmetros atuais de operação e na coluna a direita os valores armazenados para a memória selecionada.


Operação para gravação

Selecione, usando o botão FUNCTIONS, uma das memórias. Pressione e solte BUTTON B para gravar.


Operação para recuperação

Selecione, usando o botão FUNCTIONS, uma das memórias. Equipare os valores da coluna central da tela aos valores armazenados vistos na coluna da direita. Pressione e solte BUTTON B para recuperar.


Operação para apagar

Selecione, usando o botão FUNCTIONS, uma das memórias. Pressione e solte BUTTON B para apagar.


Observação importante

As únicas informações salvas que são recuperadas automaticamente são o FPX e FRQ. Os valores de ATK, CHK, BRK e FPY são apenas mostrados para que o usuário faça a equiparação manual. Pois estes valores estão associados a posições de botões e como estes não são eletro mecanicos, não ha como restaurar automaticamente suas posições originais gravadas na memória.


Tabela de sugestão de parâmetros
Tipo de motor Sugestão
Réplicas em geral FRQ = 5 ~ 10
FPX = 35 ~ 65
ANT <= 50
Falcon e similares FRQ = 10 ~ 15
FPX = 45 ~ 55
ANT <= 50
S16 e similares FRQ = 15 ~ 20
FPX = 55 ~ 65
ANT <= 50
G12 e similares FRQ = 20 ~ 25
FPX = 45 ~ 65
ANT <= 75
G27 e similares FRQ = 25 ~ 40
FPX = 45 ~ 65
ANT <= 50
G7 e similares FRQ = 30 ~ 45
FPX = 45 ~ 65
ANT <= 50
Sobre frequência de trabalho.

Como o controlador transfere energia ao motor no modo PWM, então a frequência de trabalho pode ser entendida como a taxa de transferência de corrente. Quanto menor a frequência de trabalho, maior é a janela de tempo ( periodo ) que o motor tem para consumir corrente. Como a constante elétrica de tempo de motores é definida por L/R, logo existe uma frequência ideal de trabalho para cada motor. frequências de trabalho muito baixas transferem corrente por um periodo maior que o motor necessita e frequências de trabalho muito altas transferem corrente por um periodo menor que o motor necessita. A baixa taxa de transferência ( alta frequência ) pode ser percebida pelo menor torque baixas rotações e a alta taxa transferência ( baixa frequência ) pode ser percebida pelo alto torque em baixas rotações, porem com um maior aquecimento do motor.

Sobre curvas de potência.
Sobre PWM x LINEAR.
Versões de firmware.
  • 0.4

  • - Versão inicial de lançamento

  • 0.5

  • - Ampliação da faixa de trabalho do anti-freio.
    - Seleção de frequencias de trabalho.

  • 0.6

  • - Modificações nas faixas de seleção de frequências.
    - Melhorias no funcionamento do atenuador ( choke ).

  • 0.7

  • - Ampliação nas faixas de seleção de frequências.
    - Modificação da faixa de trabalho do anti-freio.

  • 0.8

  • - Melhoria no recálculo das curvas de aceleração.
    - Modificação da operação de estado do relê.

  • 0.9

  • - Correção do recálculo das curvas de aceleração.

  • 1.0

  • - Melhoria na apresentação dos dados.
    - Função de partida automática AUT.

  • 1.0a

  • - Correção na função RST.

  • 1.1

  • - Melhoria no isolamento freio x potência.
    - Diminuição do tempo de injeção do anti-freio.
    - Implementação de memórias.

  • 1.2

  • - Ajustes no display CHK.

  • 1.3

  • - Ajustes internos, sem impacto na utilização.


    Programas
    Manuais
    korisco 2019 - Todos os direitos reservados.